quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Disque Direitos Humanos para Idosos, LGBT e Moradores de Rua

Governo amplia atendimento do Disque 100 para idosos, LGBT e moradores de rua


Gilberto Costa

Repórter da Agência Brasil



Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia em instantes em São Paulo a ampliação do serviço Disque 100. Lula participa na capital paulista da cerimônia de celebração do Natal dos catadores e da população em situação de rua.



Com a ampliação, o serviço, que desde 2004 presta informações, recebe e encaminha denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, passa a atender moradores de rua; lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT); e idosos. Em fevereiro, o serviço incluirá o atendimento a pessoas com deficiência.



A ampliação do Disque 100, agora Disque Direitos Humanos, envolveu a contratação da empresa Call Tecnologia, de Brasília, que venceu licitação pública (pregão eletrônico) e receberá cerca de R$ 14 milhões em um ano. O contrato poderá ser renovado, conforme avaliação da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), ligada à Presidência da República.



Segundo o coordenador-geral do Disque Direitos Humanos, Pedro Costa Ferreira, a estrutura do serviço foi ampliada em 6 de dezembro, ainda em caráter de teste. A partir de fevereiro, o serviço poderá atender até 100 ligações simultaneamente.



A expansão do serviço era uma demanda dos novos segmentos atendidos, que fizeram esse pedido durante as conferências temáticas realizadas no governo Lula, e poderá suprir a falta de canais de informação e denúncia no país.



De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 1.450 têm estrutura para receber denúncias de violações de direitos humanos (26,6%).



O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é gratuito e atende 24 horas.





Edição: Lílian Beraldo
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/web/ebc-agencia-brasil/enviorss/-/journal_content/56/19523/1126665

2 comentários:

  1. A JUSTIÇA É DIFERENTE PARA DIFERENTES PESSOAS, O MEU FILHO TAMBEM UM BRASILEIRO, FOI SEVERAMENTE TORTURADO NA CLINICA LIONS ( ELSHADAI) QUE JA VEM SENDO DENUNCIADA POR TORTURAS, MORTES E SUICIDAM INTERNOS, MEU FILHO ESTA MAU, PROBLEMAS PSIQUIATRICOS, PSICOLOGICOS, TRAUMAS, DEPRESSÃO, CHORA FACIL., MAL SAI DA CAMA, NEM SAI DE CASA, E AI JA CANSEI DE DENUNCIAR E RECORRER AOS ORGÃOS DO GOVERNO, EU ME SINTO UM JOÃO BOBO, ME MANDAM PARA ANVISA, A ANVISA PROS DIREITOS HUMANOS, OS DIREITOS HUMANOS PRA SECRETARIA DA SAUSDE MENTAL E ASSIM VAI E NÃO ACAONTECE NADA, EU NÃO TENHO DINHEIRO PARA O TRATAMENTO DO MEU FILHO, A CLINICA ELSHADAI ASSASSINA MUDOU DE NOME PARA LIONS E CONTINUA A FUNCIONAR NORMALMENTE.

    ResponderExcluir
  2. SITES DE REFERENCIA:
    http://www.youtube.com/watch?v=CfQsR7SkZzk
    http://youtu.be/DhtqIbnXXsA
    http://youtu.be/MUH1pQQFacA
    http://www.sergioutsch.blogspot.com/
    http://youtu.be/TuRtu21-k9o
    http://youtu.be/81NgEuw7srk
    http://aceveda.com.br/blog/?p=31825
    http://www.youtube.com/watch?v=uaEr34RZSNo
    http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/03/41556-clinica+para+recuperacao+de+dependentes+quimicos+tortura+seus+internos.html
    http://wn.com/mbmodabeleza
    http://carlosb.no.comunidades.net/index.php
    DENUNCIE NAS ASSOCIAÇÕES ESTAS CLINICAS CHARLATANS E QUE TORTURAM DEPENDENTES QUIMICOS EM TRATAMENTO:
    http://adqrbrasil.com/novo/
    http://www.dependenciaquimica.inf.br/
    http://www.uniad.org.br
    http://acao.globo.com/Acao/0,23167,3777,00.html
    http://noticias.portalbraganca.com.br/saude/209-tratamentos/4449-denuncia-contra-outra-clinica-de-dependentes-quimicos-de-braganca-paulista-e-alvo-de-boletim-de-ocorrencia.html

    ResponderExcluir